Como fazer pavimentação com paralelepípedo: Confira quais as principais instruções de pavimentação com paralelepípedo para fazer a instalação de paver em ruas, calçadas ou pátios.
Construir um pátio pode transformar um espaço ao ar livre comum em um espaço de encontro. O uso de paver de concreto em seu pátio permite que você construa economicamente uma grande variedade de formas, tamanhos e cores.
Instalar um pátio coberto de pavimentação com paralelepípedo requer um pouco de trabalho, mas é uma tarefa que você pode realizar facilmente do início ao fim, desde que tenha em mente como realizar o processo passo a passo.
Como fazer pavimentação com paralelepípedo
Você deseja comprar paver e fazer a instalação por conta própria? Confira como realizar esse processo:
Verifique se há linhas de serviço público subterrâneas
Antes de cavar para fazer a pavimentação com paralelepípedo, localize e marque quaisquer linhas ou tubos subterrâneos. Entre em contato com as empresas que prestam esses serviços para receber as informações necessárias ou verifique a planta da construção. Não cometa o erro de presumir que não há canos sob a área que você está cavando. Melhor prevenir do que remediar.
Meça e marque a área do pátio
Meça as dimensões do pátio em que deseja fazer a pavimentação com paralelepípedo e marque-as no chão, colocando estacas em cada canto do terreno. Enrole um barbante ao redor das estacas para delinear o perímetro do pátio. Isso permitirá que você tenha uma ideia de suas dimensões e garanta que você prepare apenas o terreno necessário para sua construção.
Para manter o nível do seu pátio desde o início, certifique-se de que sua corda de perímetro esteja nivelada (você pode obter níveis de corda em qualquer loja de materiais de construção). Se todas as cordas estiverem alinhadas, você pode começar a medir o solo abaixo delas.
Você também pode usar um nível a laser, o que economiza o tempo e a energia de colocar as cordas usando uma luz laser para verificar se tudo está nivelado.
Cave o chão
Cave uma vala de 15 a 20 cm de profundidade em toda a área delineada pelas cordas. A profundidade da vala dependerá da espessura dos pavers e da quantidade de cascalho que você está adicionando. A vala deve ser profunda o suficiente para permitir que os materiais fiquem nivelados com o solo.
Inclinação
Faça uma inclinação ligeiramente inclinada na direção em que deseja que a água da chuva flua. Coloque uma tábua na superfície e coloque um nível sobre ela para medir a inclinação.
Um nível de string é uma ferramenta útil neste momento. Meça sob as cordas do perímetro para ter certeza de que cavou a uma profundidade consistente. Você pode colocar temporariamente uma corda que atravessa toda a superfície, para saber se o nível no centro está correto.
Coloque uma base de cascalho
Despeje uma camada de 10 a 15 cm de cascalho na vala e compacte-a usando uma máquina compactador de placas. Adicione um pouco de água em cima do cascalho para facilitar a compactação.
Se você não tiver um compactador, poderá alugar um em uma loja especializada nesses tipos de itens.
Mais uma vez, meça o nível da superfície abaixo da corda do perímetro para garantir que a camada de cascalho seja relativamente constante em todo o pátio. O cascalho não precisa estar perfeitamente nivelado (na verdade, deve ter uma ligeira inclinação para longe da casa), mas essa medida permitirá que você saiba se está no caminho certo.
Se você planeja usar uma barreira de ervas daninhas, agora é a hora de colocá-la. Certifique-se de ter escolhido um tecido biodegradável e poroso para que não adicione toxinas ao solo ou interfira na drenagem.
Adicione e compacte uma camada de areia fina em cima do cascalho.
A camada de areia deve ter em média 2,5 cm de espessura e deve seguir a mesma inclinação do cascalho. Esta é a última camada que você colocará antes de colocar os pavers, portanto, certifique-se de que esteja livre de manchas.
Após a areia ser despejada e compactada, coloque 2 tubos cilíndricos separados e pressione-os na areia. Para garantir que a superfície esteja nivelada, pegue um 2 x 4 e passe-o sobre os tubos. Remova os tubos após nivelar a areia. Haverá duas reentrâncias onde os tubos foram colocados, mas o resto do pátio está pronto para pavimentação com paralelepípedo.
Você pode precisar mover os tubos de nivelamento para lugares diferentes, dependendo do tamanho do seu quintal. Basta lembrar que você precisa nivelar todo o pátio.
Coloque os pavers
Disponha as pavimentadoras no padrão desejado. Comece em um canto e coloque os blocos o mais próximo possível. Depois de colocar as pavimentadoras, bata-as com um martelo de borracha para garantir que assentem na areia.
Verifique o nível enquanto você trabalha. O pátio deve manter o mesmo nível em toda a sua extensão. Se um paralelepípedo se destacar da pavimentação com paralelepípedo, bata nele com o martelo de borracha até que esteja no lugar certo.
Por outro lado, se uma pavimentação com paralelepípedo estiver afundada, remova-a, adicione mais areia e coloque-a de volta no lugar. Embora você possa usar um nível nas próprias pavimentadoras, medir suas distâncias das cordas do perímetro também ajudará a mantê-las alinhadas.
Corte as pavimentadoras para ajustar os contornos dos obstáculos. Se você tiver que ajustar o pátio para árvores ou cercas, corte as pavimentadoras usando uma máquina de corte com lâmina de diamante. Este equipamento pode ser alugado em uma loja especializada local e é um bom investimento se você tiver muito trabalho para fazer.
Se você tiver poucos obstáculos em seu quintal, tente soluções criativas. Se houver um espaço que precise de um pequeno bloco de pavimentação com paralelepípedo, você pode preenchê-lo com cascalho ou plantar uma sebe nesse local. Isso economiza tempo e energia que você precisará para o resto do projeto.
Instale bordas ao redor do perímetro do pátio. Há uma grande variedade de materiais de borda de pátio, incluindo metal, plástico e madeira.
Depois de instalar as pavimentadoras, prenda a borda firmemente contra as pavimentadoras usando estacas colocadas a até 0,6 m de distância. Independentemente do tipo de borda que você usar, as estacas manterão as pavimentadoras no lugar, evitando que elas escorreguem.
Termine a superfície
Preencha os espaços com areia. Cubra o pátio pavimentado com a mesma areia fina que usou para fazer a base na pavimentação com paralelepípedo. Use uma vassoura para espalhar a areia até preencher todos os espaços entre os pavimentadores.
Se notar que ainda há alguns espaços a preencher, adicione mais areia e repita a operação. Este trabalho deve ser repetido algumas vezes.
Compacte o quintal. Coloque uma toalha grossa ou um pedaço de papelão na base do compactador e passe por todo o quintal. À medida que avança, certifique-se de que o pátio permanece nivelado.
É preferível compactar bem os pavimentadores agora, para evitar ter que fazê-lo constantemente no futuro. Não tenha medo de aplicar um pouco de força ao compactar. Os pavimentadores podem suportar uma grande força do compactador, desde que a máquina seja coberta com um material macio.
Finalize as bordas. Preencha as áreas ao longo da borda do pátio com terra, cascalho, grama ou plantas de cobertura. Basicamente, você deve preencher os espaços ao longo da borda com qualquer material que combine com o resto do seu pátio.
Selar as pavimentadoras
As pavimentadoras podem durar muito tempo sem precisar ser seladas, mas selar em todos os anos fará com que pareçam melhores e evitará manchas ou descoloração. Use um selador recomendado pelo fabricante da pavimentadores.
Compactador
Considere alugar um compactador de solo, pois esta é a maneira mais fácil e eficaz de criar um pátio estável.
Algumas lojas especializadas em materiais de construção vendem kits de pavimentação de pátios para pavimentação com paralelepípedo. Esses kits incluem todos os materiais necessários para projetar e construir um pátio. Embora possam ou não ser caros, eles facilitam a obtenção de materiais e suprimentos.